Você já ouviu falar da psicologia das cores? Você pode não ter observado, mas o ambiente onde você se encontra passa sensações diversas conforme a decoração e suas cores. Por esse motivo, é importante pensar com muito cuidado naquelas que serão utilizadas e ter certeza de que combinam com a energia que você deseja transmitir.
Para te ajudar na escolha, continue a leitura para saber mais sobre:
- psicologia das cores: como elas afetam nosso humor;
- qual é a relação entre a psicologia das cores e o piso de um ambiente;
- branco, preto, cores quentes ou frias? Quais são seus efeitos e aplicações;
- confira dicas para usar a psicologia das cores para harmonizar um ambiente.
Psicologia das cores: como elas afetam nosso humor?
A psicologia das cores é um campo de estudo que explora como elas e seus tons afetam as percepções e os comportamentos humanos, incluindo nosso humor e nossas emoções. E é por isso que nos sentimos alegres ou entediados dependendo da decoração dos ambientes.
Sendo assim, cada cor tem o potencial de evocar reações psicológicas específicas, e entender essas reações pode ser uma ferramenta poderosa no dia a dia, ao escolhermos as cores de cada espaço da nossa casa.
Qual é a relação entre a psicologia das cores e o piso de um ambiente?
A relação entre a psicologia das cores e o piso de um ambiente é fundamental, uma vez que o revestimento pode afetar significativamente a percepção do espaço, o humor dos ocupantes e a atmosfera geral do ambiente.
Sendo assim, a escolha da cor do piso não só contribui para o design visual de um espaço, mas também pode influenciar o bem-estar emocional e psicológico de quem o utiliza. Confira algumas maneiras de como a psicologia das cores pode influenciar a escolha do piso:
- influência no humor e nas emoções;
- percepção do espaço;
- harmonia e coesão visual;
- função e uso do espaço;
- impacto na decisão de design;
- conexão com a natureza, por meio dos pisos que imitam materiais naturais, como laminados e vinílicos.
Branco, preto, cores quentes ou frias? Quais são seus efeitos e aplicações?
Você sabia que branco e preto são consideradas cores neutras? O primeiro transmite a ideia de pureza, simplicidade e até mesmo minimalismo, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar, pois o lugar pode acabar passando uma imagem muito impessoal.
Já o segundo costuma ser associado à elegância, mistério e autoridade e, por isso, diz-se que combina com tudo! No entanto, seu uso deve ser pensado a fim de evitar que o ambiente se torne muito sombrio.
Agora, confira as cores quentes e frias em detalhes:
Cores quentes
Cores quentes são vermelho, laranja e amarela, que, conforme a ciência, têm comprimentos de onda mais longos:
- vermelho – transmite energia e paixão, sendo bastante utilizada em locais de alimentação por estimular o consumo de alimentos e, por isso, é comum em cozinhas;
- amarelo – transmite otimismo, criatividade e inspiração. Quando em um tom mais dourado, pode passar um tom de refinamento se utilizado na medida certa. Também pode ser combinada com cores neutras para deixar o local mais refinado;
- laranja – esta é uma cor mais estimulante, que lembra criatividade, inovação e diversão. Quartos infantis podem se beneficiar dela, que também pode ser integrada em home offices mais dinâmicos e inovadores;
Cores frias
As cores chamadas de frias são o verde, azul e roxo e todos os seus subtons e, segundo a ciência, elas têm comprimentos de onda mais curtos:
- azul – transmite calma e tranquilidade, trazendo maior bem-estar a quem está no ambiente. Por remeter ao profissionalismo, pode ser utilizada no seu escritório em casa, mas também em quartos, banheiros e salas, deixando o ambiente aconchegante;
- verde – costuma ser associado à natureza, à renovação e ao bem-estar, por isso é perfeito para ambientes que tenham como objetivo transmitir equilíbrio, harmonia e crescimento. Também é uma cor coringa no paisagismo de interiores;
- roxo – geralmente associada à realeza e ao luxo. Cai bem em diversos ambientes e também pode ser utilizada em um tom mais próximo ao lilás.
Confira dicas para usar a psicologia das cores para harmonizar um ambiente
Como vimos até aqui, a psicologia das cores é uma ferramenta poderosa no design de interiores, oferecendo um caminho para influenciar o humor, as emoções e até o comportamento das pessoas em um espaço.
Confira algumas dicas para utilizar a psicologia das cores a seu favor, a fim de criar ambientes harmoniosos, confortáveis e esteticamente agradáveis no seu lar:
- defina o propósito do espaço;
- considere a iluminação;
- use cores neutras para base;
- adicione contraste e profundidade;
- aplique cores em camadas;
- respeite a sua personalidade;
- experimente com papel de parede e tecidos;
- crie fluxo visual;
- não tenha medo de quebrar estas regras.
Leia também: Cor De Piso De Madeira – Conheça Diferentes Tonalidades E Entenda O Que Considerar Na Escolha Para Sua Casa
Gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça o simulador de ambiente Meu Piso Ideal, da Durafloor! Você poderá utilizá-lo gratuitamente para se inspirar e transformar sua casa cmo sempre desejou!