A cor de piso é um dos elementos mais importantes na construção ou na reforma de diferentes ambientes, pois ela não apenas afeta a estética do espaço, mas também influencia sua sensação de amplitude.
Sendo assim, escolher a cor certa pode transformar a aparência de um cômodo, tornando-o mais amplo, acolhedor ou até sofisticado, dependendo da tonalidade e do material. Entre as muitas opções disponíveis, o piso vinílico e o piso laminado se destacam por sua beleza, durabilidade e praticidade.
Para saber mais sobre o assunto e entender como escolher a cor de piso para sua casa, continue a leitura e confira:
- por que é importante escolher a cor de piso adequada;
- como escolher a cor de piso para sua casa: conheça os fatores a considerar.
Por que é importante escolher a cor de piso adequada?
Para além do guia de cores, escolher a cor de piso ideal para sua casa vai muito além de uma simples decisão estética. A cor do piso tem o poder de transformar a aparência dos ambientes, criando a base para todo o estilo de decoração.
Além disso, ela pode afetar a sensação de espaço e a harmonia entre os elementos decorativos. Além disso, a escolha certa da cor de piso ajuda a criar ambientes que reflitam a personalidade dos moradores e que atendam às necessidades específicas de cada cômodo, seja pela sensação de amplitude, sofisticação ou aconchego.
Como escolher a cor de piso para sua casa: conheça os fatores a considerar
Antes de se aprofundar nas opções de cor de piso, é importante analisar alguns fatores-chave que vão influenciar sua escolha. Afinal, ao escolher a cor do piso, é importante ponderar sobre o impacto dessa decisão a longo prazo.
Considere o ambiente e o estilo de decoração
O primeiro passo é considerar o estilo de decoração do ambiente. Para isso, a cor do piso deve complementar o estilo escolhido para o espaço, seja ele mais moderno, rústico, clássico ou industrial.
- decoração moderna: para um estilo mais contemporâneo, tons neutros como cinza, bege e madeira clara são ideais;
- decoração rústica ou vintage: se a ideia é criar um ambiente acolhedor e atemporal, tons de madeira escura ou marrom são perfeitos;
- decoração industrial: para esse estilo, tons de cinza ou até piso vinílico que remete ao cimento queimado podem trazer o toque industrial desejado.
Avalie a sensação de espaço
Como dito anteriormente, a escolha entre tons claros e escuros pode alterar a percepção do ambiente:
- tons claros: alongam visualmente o espaço, trazendo luminosidade e sensação de amplitude. Costumam ser aplicados em ambientes pequenos ou considerados apertados;
- tons escuros: criam profundidade e um ambiente mais elegante e sofisticado, sendo bastante utilizados em espaços grandes ou abertos.
Piso vinílico padrão Salamanca New, da linha Art
Avalie o tamanho do ambiente
Via de regra, ambientes pequenos se beneficiam de cores claras, que refletem mais luz e criam a sensação de espaço maior. Já ambientes maiores podem ser acentuados com cores mais escuras, que ajudam a criar um visual mais chique e acolhedor.
Piso laminado padrão Freijó Puro, da linha Nature
Preste atenção na iluminação
A iluminação natural também deve ser levada em consideração. Se o ambiente depende mais da luz artificial, cores claras podem ajudar a refletir melhor a luminosidade.
Já espaços com boa iluminação natural podem se beneficiar com cores mais escuras, como madeira ou tonalidades de cinza ou pedra.
Leve em conta a longevidade do piso e o impacto na valorização do imóvel
Você sabia que a cor de piso pode influenciar o valor do imóvel? Esse é um ponto importante caso você esteja pensando em vender ou alugar sua propriedade no futuro.
Algumas cores de piso são mais atemporais e tendem a agradar uma maior variedade de gostos, enquanto outras podem ser mais específicas e pessoais, podendo não agradar a todos.
Nesse sentido, tons neutros como cinza, bege ou madeira clara são ótimas escolhas para quem deseja manter o imóvel mais valorizado no futuro, pois são cores que agradam uma maior gama de pessoas e são mais fáceis de combinar com diferentes estilos de decoração.
Já tons mais ousados, como tons escuros de madeira ou cores vibrantes, podem criar um ambiente único e cheio de personalidade, mas, em caso de venda ou aluguel, pode ser mais difícil agradar ao gosto de todos. No entanto, esses pisos podem ser uma excelente escolha para quem deseja personalizar um espaço para uso próprio.
Leia também: Confira 4 Simuladores e Aplicativos Gratuitos para Decorar a sua Casa
A escolha da cor de piso para sua casa deve ser feita levando em consideração não apenas o estilo de decoração, mas também a funcionalidade do ambiente.
O piso vinílico e o piso laminado são ótimas opções, cada um com suas vantagens e características. Para testar virtualmente e saber qual se adapta melhor ao seu ambiente, aproveite o simulador gratuito Meu Piso Ideal, da Durafloor! Você poderá utilizar fotos do seu espaço para visualizar cada padrão do nosso catálogo.