Ajudando com a absorção dos barulhos, a manta para piso laminado se faz necessária também para dar maior conforto acústico aos ambientes, impedindo que os ruídos do cotidiano passem de um apartamento para o outro, evitando situações constrangedoras – como o barulho de saltos e crianças correndo.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é a manta para piso laminado e como pode ser feita a sua instalação. Acompanhe!
Quais são as opções de manta para piso laminado do mercado?
Dentre os materiais mais utilizados para a produção da manta para piso laminado, temos a lã de vidro, a lã de rocha e a espuma de poliuretano. No caso do uso em piso laminado, é preciso reforçar que o seu uso é muito importante para garantir ao revestimento aderência e durabilidade, já que ajuda a corrigir falhas e imperfeições que podem afetar o contrapiso.
A manta deve ser colocada em contrapiso completamente limpo e livre de resíduos. O piso laminado é instalado sobre a manta e quem determina qual a manta que deverá ser usada é o tipo de contrapiso.
Entre os principais tipos de mantas, temos:
Manta ecológica – Eco Durafloor
Nos pisos cimentados não encontrados em térreos, é recomendada a utilização de manta ecológica, indicada para reter umidade e absorver as irregularidades de contrapisos cimentados e pavimentos.
Manta reciclada para piso laminado
Já em pisos de madeira, pedra, cerâmica, e vinil em pisos térreos, a manta reciclada é a mais recomendada. Esse material possui “canaletas” que ajudam na circulação do ar e da umidade, além de ser sustentável já que é feita com manta reciclada flexível de polietileno.
Manta reciclada para piso laminado
Por fim, pisos cimentados não térreos em pedra, cerâmica ou vinil pedem uma manta de ruídos. De alta densidade, essa manta é instalada junto ao piso para reduzir significativamente os ruídos trazendo maior conforto acústico dos cômodos e ambientes.
Como é a instalação da manta para piso laminado?
A instalação do material é bem simples e intuitiva, mas para que nada saia do previsto, preste atenção nas dicas que reunimos para o momento da sua instalação:
- a aplicação deve ser feita na horizontal para não prejudicar o produto;
- além disso, o espaço da instalação deve ser limpo com bastante antecedência para que você não se atrapalhe na instalação;
- deve-se deixar pelo menos 1cm de sobra do material junto à parede;
- verifique se há umidade no ambiente e no contrapiso;
- com as bordas adesivas sobrepostas e o logotipo da marca para o piso, desenrole a manta sempre no sentido contrário da colação do piso e lado a lado em todo o ambiente.
- pronto, você já poderá fazer a instalação do piso!
Viu como é simples? E que tal dar uma olhada em como os pisos laminados Durafloor ficariam em seu ambiente? Veja no nosso Simulador de Pisos qual o modelo ideal para sua casa!